Evento experiência Kumon.

Texto: Yasmin Guedes Foto: Bruno Almeida

O ator Guilherme Seta, da novela e filme Carrossel, participou da edição Experiência Kumon neste sábado (11/02), em Roraima com noite de autógrafos e fotos. Ele tem 14 anos, é natural de São Paulo, e está acostumado a, desde muito pequeno, encarar desafios em frente a câmeras e holofotes. Há dois anos ele iniciou os estudos no método Kumon na região onde mora e garante que conseguiu se desenvolver dentro e fora da sala de aula. O EducaRR fez uma entrevista exclusiva com ele. Confira:

Desde quando você faz parte do método Kumon?

Bom, eu entrei no método Kumon para fazer matemática porque eu tinha muitas dificuldades na escola e eu fui percebendo que o método era muito legal e eu passei a melhorar. Logo depois entrei no Português para melhorar a leitura e faz poucos meses que entrei no método de Inglês e está indo. O Kumon, ah, não tenho como falar, é muito legal. Eu adoro o Kumon, sério, é um método muito show. 

Você começou com a Matemática, desde que ano?

Eu comecei na Matemática com 12 anos de idade, depois veio o Português e o Inglês. O Inglês eu entrei e, em menos de um mês, eu passei para o outro bloquinho. Entrei no D e, em menos de um mês, passei para o E, porque é muito dinâmico. 

Qual foi o diferencial na sua vida escolar?

Mudou pra caramba. Eu tinha muita dificuldade e melhora nosso desempenho. Às vezes, a gente repete o bloquinho para ter memorização, concentração, faz os cálculos mais rápidos, ajuda na concentração e no de Português ajuda na leitura, pra ter mais vocabulário.

E na sua carreira?

Na minha carreira ajudou bastante, principalmente o Português. 

Primeira vez em Roraima?

Primeira vez em Roraima. Cheguei bem tarde, mas olhei pela janela do avião e vi que tem muitas árvores, eu adoro isso. Agora pela manhã demos uma voltinha pela cidade e vi o Rio Branco, gostei muito da cidade, muito calma. 

Quando começou sua carreira?

Eu comecei bem pequeninho com publicidade. Aos sete anos veio o Discovery Kids, fiz uma série que passava aos intervalos. Depois, aos nove, veio o Carrossel e aí embarcou: Carrossel, Patrulha Salvadora, shows, filme 1 e 2. Ano passado fiz uma série para o Disney Channel, que se chama Joacas, de surf e gravei uma novela na Record que se chama O Rico e o Lázaro, que vai estrear. 

Como é a tua rotina entre trabalho, escola e Kumon?

Bom, quando eu estava na novela Carrossel eu ainda não frequentava o Kumon, então eu fazia as atividades da escola lá porque nós tínhamos uma professora. Agora eu fui pra Bahia, eu já estava no Kumon então eu fiquei três meses na Bahia e eles mandavam as atividades de matemática e português e eu fazia para deixa-las todas em dias. Agora, como fiquei dois meses no Rio [de Janeiro], levei minhas lições de férias de português, matemática e inglês.

Isso quer dizer que é possível conciliar?

Dá sim para conciliar tudo. 

Como é o acompanhamento feito pelos teus pais?

Eles me ajudam muito, desde o início quando eu comecei a sentir dificuldades em matemática e meu pai aconselhou a me colocar no Kumon. Aí minha mãe encontrou uma unidade perto da minha casa e me matriculou. (…) Até meus irmãos me apoiam, um de seis anos e outra de 10.

Além de seguir com a carreira de ator, claro, você pretende cursar qual área na faculdade?

Pretendo seguir com a carreira de ator porque eu gosto muito, fazendo filmes, novelas e séries, e fazer faculdade de Cinema. (….) e pretendo levar o Kumon junto.

Confira algumas fotos do evento: